O Deus que Abençoa o Seu Povo

1.Deus tenha misericórdia de nós e nos abençoe; e faça resplandecer o seu rosto sobre nós (Selá.). 2. Para que se conheça na terra o teu caminho, e entre todas as nações a tua salvação. 3. Louvem-te a ti, ó Deus, os povos; louvem-te os povos todos. 4. Alegrem-se e regozijem-se as nações, pois julgarás os povos com eqüidade, e governarás as nações sobre a terra. (Selá.). 5.Louvem-te a ti, ó Deus, os povos; louvem-te os povos todos. 6. Então a terra dará o seu fruto; e Deus, o nosso Deus, nos abençoará. 7. Deus nos abençoará, e todas as extremidades da terra o temerão.

Salmos 67: 1-7

É notório em toda a escritura que o Deus de Israel abençoa o seu povo. Ele assim o faz porque tem um objetivo, uma razão para fazê-lo: ser conhecido e adorado como único e verdadeiro Deus por todas as nações.  O cântico descrito no Salmos de número 67 apresenta, de forma poética, a oração sacerdotal prescrita por Deus a Arão, bem como apresenta as finalidades pelas quais o Senhor abençoa a seu povo: “O Senhor te abençoe e te guarde; O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti”. O salmista invoca a bênção de Deus e a Sua santidade. Nos versículos seguintes, ele apresenta pelo menos três razões pelas quais o Senhor abençoa o seu povo:

1º – Para que os caminhos de Deus sejam conhecidos na terra. (v.2)

Deus abençoa o seu povo para que o mundo venha conhecer os caminhos Dele na terra pelos frutos da graça derramado em nós. Por isso que Jesus disse que nós somos “o sal da terra e a luz do mundo” (Mateus 5:13). As pessoas conhecem a Deus por intermédio das bênçãos Dele derramadas no seu povo. O apóstolo São Paulo diz que nós somos a carta de Cristo (2 Coríntios 3:3). O primeiro propósito das bênçãos de Deus na vida do seu povo é anunciar as veredas de Deus. Como sei se tenho recebido bênçãos na minha vida? A resposta é simples: Quando as pessoas olham para você e veem o caminho dos céus.

2º – Para que sejam conhecidas a tua salvação. (v.2)

Outra finalidade pela qual o Senhor abençoa o seu povo é porque Deus quer mostrar a tão grande salvação revelada a Israel. A Bíblia diz que Deus elegeu a Israel para ser o mensageiro das outras nações. De igual modo, Deus elegeu sua igreja (eclesia) para que esta demonstre a tão grande salvação em Cristo Jesus. Já no Antigo Testamento, o Senhor demonstrava que a Salvação não ficaria a um só povo, mas a todas as nações. Em Cristo Jesus, no Novo Testamento, isso ficou mais claro quando o Senhor comissionou sua igreja a ir por todo mundo pregar o evangelho a toda criatura. A bênção de Deus recai sobre os eleitos porque eles são os arautos da gloriosa salvação realizada por Jesus na Cruz (Atos 4:12).

3º – Para que todos os confins da Terra temam o nome do Senhor (v.3)

O temor do Senhor é o princípio da sabedoria (Provérbios 9:10). Aqui o Salmista invoca a benção sacerdotal para que as nações olhem para o povo de Deus e reconheçam a grandeza do Deus de Israel. Quando Javé abençoa seu povo, as nações tremem e temem a Deus pelo seu glorioso poder. Foi assim no passado com Daniel (Daniel 6:26) e com seus três amigos hebreus (Daniel 3:28). Da mesma forma o Senhor realizava na igreja primitiva. A Bíblia diz que – após o sermão dos apóstolos cheios da bênção do Espírito Santo – todos perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em “toda alma havia temor” (Atos 2:43). Deus derrama das suas bençãos em nossas vidas para que o mundo veja a glória de Deus em nós e haja temor nos corações dos povos.

Deus te Abençoe!

Pr. Ms. Francirley Oliveira

2 comentários em “O Deus que Abençoa o Seu Povo

  1. O artigo está ótimo, mas trago um reflexão para os dias hodiernos, Deus nos tem abençoado, prova disso o dom da vida, mas os ímpios tem temido o seu povo, dito cristão?!
    Enfim. Parabenizo o artiguista pela iniciativa do berrar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *