O que é sentimento de pertencimento?

O sentimento de pertencimento diz respeito à ligação de viés psicológico que o membro tem com a igreja. Nesse cenário, o membro se sente parte da igreja e envolvido, o que faz com que a igreja seja mais do que apenas um local onde ele “apenas presta um culto” e sim um lugar de crescimento eclesiástico.

Há um tempo uma família deixou de participar dos cultos, faltou uma semana, duas, três. Quando faltaram a santa ceia eu liguei para saber se estava tudo bem. Tive a triste notícia que não iriam congregar mais conosco, foi duro, pois eles estavam há mais de três anos, tinha oportunidade, estavam presente nos cultos, enfim, tudo parecia normal. Ao perguntar o que havia acontecido, me responderam que não iria mais estar conosco, pois estava com saudades dos cultos pentecostais.

Num outro momento, aconteceu o inverso, um irmão oriundo de uma igreja mais conservadora me disse que não estava conseguindo se adaptar com o nosso ritmo, pois tinha aprendido de outra forma, e os movimentos pentecostais não combinava com ele.

Conseguiremos agradar gregos e troianos? Lógico que não, a igreja tem uma visão, um ministério e um proposito. Dentro destes três pilares há concordância com a palavra de Deus, se sim! Eu te garanto que é uma excelente igreja para você crescer e congregar.

Mas na realidade, ambos os casos, foram demonstrações do superego ativado, ou seja, o desejo ardente de estar a frente. Este sentimento egocêntrico surge quando as pessoas acham que não estão desenvolvendo o seu ministério por não estarem exercendo papeis de liderança ou na frente da igreja.

Você que está chegando na igreja, sente-se deslocado e improdutivo, desejoso para exercer seu ministério e acha que não está tendo oportunidade, confira as dicas para o seu desenvolvimento pessoal e espiritual.

  1. Ore, esteja nas orações e nos eventos principais;
  2. Envolva-se com a escola bíblica e demonstre o seu interesse em participar de alguma forma;
  3. Aproxime-se do pastor e da liderança;
  4. Faça pequenas coisas e demonstre o seu amor pela obra;
  5. Diga quais eram suas atividades anteriores ao pastor;
  6. Demostre interesse sem receber nada em troca;
  7. Ore ao senhor e ele te exaltará.

Sempre haverá espaço para aqueles que desejam trabalhar para o Senhor Jesus, o próprio Senhor disse que a ceara é grande, mas poucos são os ceifeiros.

Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos são os ceifeiros.

E em outra passagem nos deu uma esperança, quando nos ofertou os talentos:

O senhor respondeu: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco, eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor!.

Deus te abençoe.

Pr. Samuel Novais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *