Carnaval e sua herança pagã
Segundo o Dicionário Aurélio, carnaval era, no mundo cristão medieval, período de festas profanas que se iniciava, geralmente, no dia de Reis (Epifania) e se estendia até a quarta-feira de cinzas, dia em que começavam os jejuns quaresmais.
Aparentemente, a origem do carnaval não passava de uma “combinação de desfiles e enfeites” e de festas folclóricas. Mas, na realidade é uma festa que teve origem e se desenvolveu em festas dos
chamados “Ritos de Fertilidade da Primavera Pagã”, oriundos da Festa a Osíris, no Egito.
Em Roma, o carnaval teve origem nas Festas das Bacanais, em homenagem a Baco, “deus do vinho”,
e na Saturnália em homenagem a Saturno, que era um deus romano. Era considerado um dos Titãs,
filho do Céu e da Terra. Diz à mitologia que Saturno recebeu uma foice de sua mãe e matou seu pai para tomar seu lugar entre os deuses. Foi expulso por seu filho Júpiter (Zeus) e fugiu para o Lácio, onde fez reinar paz e abundância.
Naquelas comemorações, era comum a prática de orgias e libertinagem sexual. Nobres e plebeus se
uniam, sem constrangimento, dando lugar a fantasias eróticas e sexuais de toda a espécie. Bebedice e glutonaria predominavam entre os foliões. Não muito diferente dos dias atuais.
Em termos resumidos, essa é a origem do carnaval. Certamente, o carnaval nasceu em meio a um
ambiente de mitologia, adoração a deuses falsos, e à entrega a um comportamento libertino e lascivo. Em nada, em sua origem, o carnaval condiz com a postura de alguém que se diz cristão. Sem dúvida alguma o carnaval é extremamente diabólico.
Segue um recado para você
Apocalipse 21:8
Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.
Ap 21:8
Referências
https://www.dicio.com.br/carnaval/, acesso em 08 de abril de 2022.
https://super.abril.com.br/mundo-estranho/qual-e-a-origem-do-carnaval/ acesso em 08 de abril de 2022.
https://www.bibliadocristao.com/apocalipse/21/8, acesso em 08 de abril de 2022.