Lições de Caná da Galileia para Momentos de Crise

O episódio do milagre da transformação da água em vinho em Caná da Galileia realizado por Jesus Cristo ilustra como enfrentar as diversidades da vida nos momentos de crise. Quando nos sobrevêm situações embaraçosas, muitas vezes não temos a quem recorrer e, por conta disso, bate um desespero que pode gerar muita angústia e aflição. Nesta reflexão, com base no primeiro milagre de Cristo, quero trazer lições úteis para você superar os momentos de crise.

PRIMEIRA LIÇÃO – NÃO CONVIDE DEUS PARA SEUS PROJETOS PENSANDO APENAS NOS BENEFÍCIOS QUE ELE POSSA TE DAR. 

Jesus não era uma pessoa famosa ou uma celebridade quando foi convidado pelos noivos a comparecer no casamento em Caná da Galileia. Pelo contrário, ele ainda não tinha realizado milagre. A motivação do convite feito a Cristo se baseou no afeto que os nubentes tinham por ele. O convite não partiu de ambiciosos que queriam extrair algo de Jesus, até porque ele era uma pessoa simples, um filho de carpinteiro que morou em Nazaré. Aquela família convidou a Cristo porque queria compartilhar com ele aquele momento especial de alegria. Muitos só lembram de Deus quando as coisas vão muito mal. Se Cristo é o convidado principal de toda a sua vida e dos seus projetos, saiba que quando sobrevier a crise ela não será o seu fim, mas apenas uma ocasião para manifestação de milagres.

SEGUNDA LIÇÃO – NÃO TENTE COLOCAR DEUS “CONTRA A PAREDE” COMO SE O PROBLEMA FOSSE DELE.  

A Bíblia diz que a festa estava acontecendo. Todos os convidados estavam se alegrando, porém o vinho acabou. Sabe-se que, segundo a tradição da época, o vinho era o principal elemento de uma festa nupcial. Era motivo de desonra e de vergonha deixar os convidados da festa sem vinho. Porém, Jesus não foi o culpado da falta de planejamento daquela família. Hoje muitas pessoas querem colocar a culpa das mazelas da humanidade em Deus, como se Ele fosse o culpado. Deus não é culpado das consequentes destruições ocasionadas pelos pecados dos homens. A atitude de Maria, sua mãe, que já tinha conhecimento da deidade de Jesus, foi no sentido de pressionar o Mestre. Por isso Ele a repreendeu, pois ali não estava apenas o filho biológico dela, mas o próprio Filho de Deus (João 2:4). Muitos agem sem pensar e tentam colocar Deus em prova nos momentos de crise. A Bíblia diz que tudo que Deus faz é baseado na sua perfeição, portanto, ao invés da murmuração, devemos ser humildes e compreender os propósitos de Deus nas nossas vidas até mesmo nas crises.

TERCEIRA LIÇÃO – RECONHEÇA HUMILDEMENTE QUE SOMENTE DEUS PODE TE AJUDAR NOS SEUS MOMENTOS DE CRISES. 

Após ser repreendida por Jesus, a “ficha” de Maria caiu. Ela, de forma humilde, disse ao mestre cerimonial: “Fazei tudo quanto ele vos disser” (João 2:5). É nesse momento que aprendemos que, para sairmos da crise, é necessário ter consciência de que o problema existe. Além disso, precisamos saber que Jesus é capaz de resolver o problema. Ele sabe das nossas necessidades, mas mesmo assim devemos apresentá-las a ele com toda nossa fé e submissão a sua palavra. A Bíblia diz “pedi, e dar-se-vos-á” (Lucas 11:9). A crise e o embaraço já estavam instalados em Caná, todavia o mais importante é que Jesus, o Filho de Deus, estava na festa. Talvez a crise já tenha te atingido, mas a palavra do mestre te diz para não temer, pois Jesus está no controle da situação.

QUARTA LIÇÃO – OBEDEÇA PELA FÉ A PALAVRA DE DEUS

Os serventes presenciaram em suas vidas o grande milagre da transformação da água em vinho quando obedeceram às ordens de Jesus. Tal era qualidade do vinho servido que todos os presentes na cerimônia ficaram espantados por terem os noivos guardado o melhor vinho para o final da festa. Nenhum deles abriu um debate teológico ou científico do modo de agir do Senhor. Apenas obedeceram. Em momentos das nossas vidas, precisamos apenas descansar na palavra do mestre sem entrar em discursões frívolas, porque a Bíblia diz que o Justo viverá pela fé. (Hebreus 10:38). Há momentos que devemos apenas crer e entregar tudo nas mãos de Deus.

Portanto, em momentos de crise, se você convidar Jesus para entrar na sua vida e reconhecer humildemente que ele pode te ajudar, bem como cumprir integralmente “o que Ele vos disser“, todos verão a sua vida sendo transformada da água para o vinho. (João. 2.10).  

Deus te abençoe!

Me. Francirley Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *