EconoTeo: Economia e Teologia na mesma Mercadoria

O teu reino é um reino eterno; o teu domínio dura em todas as gerações

Salmos 145:13

Hoje inauguro uma nova coluna: EconoTeo – Economia e Teologia na mesma mercadoria. A ideia é trabalhar com ciências econômicas e seus tentáculos em conexão direta com a teologia cristã. Mas antes, vamos trabalhar com as definições dessas expressões.

Começando com Economia ou Ciências Econômicas. Aqui, de forma intencional, intercambiarei os termos. Ciências Econômicas é uma grande área aplicada das ciências humanas ou sociais. Dentro dessa grande área há diversas vertentes: economia empresarial, economia do setor público, economia política etc. Em linhas gerais economia (ou ciências econômicas) é uma aplicação das ciências sociais. Aqui já é inferência direta que a economia não é ciência exata.

A composição da Economia como ciência é diversa. Dentro do seu bojo utilizamos muitas ferramentas matemáticas, computação, análise de gráficos e equações, descrição de fenômenos sociais com olhar em comportamento econômico e teorias econômicas. As conexões que a Economia faz é ampla: política, negócios, mercador, dia a dia das pessoas e tomada de decisões.

Outro destaque, que está intimamente ligado à Economia, tem relação com política. E aqui política não é a notícia de jornal ou o que o Congresso Nacional faz. Política, em uma definição mais simples, é a forma de atividade humana que está ligada ao poder. Aqui estou parafraseando os pais da filosofia Platão e Aristóteles.

Então vamos para a definição de Economia. A expressão vem do grego oikonomos, administração da casa, no sentido de lar. Modernamente, Economia pode ser definida como a ciência que estuda a alocação de recursos escassos com o objetivo de produzir bens e serviços a partir da ação humana.

Recursos escassos, em simples palavras, é qualquer tipo de produto ou serviço que pode ser transformado com intenção de ser comercializado. Por exemplo, um trabalhador fornece seu serviço em um escritório e um padeiro transforma matéria prima (farinha de trigo, água, forno, força braçal) em pão. A ideia de escassez significa que esses recursos têm limites: não é possível ter ilimitadas padarias ou incontáveis professores de física em Brasília. Vamos trabalhando, ao longo dos textos, estas e outras definições.

Além disso, a Economia tem diversos braços: microeconomia, macroeconomia, economia internacional, finanças etc. Ao longo da nossa caminhada trabalharei com algumas dessas áreas, as suas definições e conceitos. Mas, o objetivo sempre será o mesmo: trabalhar com conceitos que você possa entender facilmente, mesmo sem conhecimento técnico.

Agora, a definição da metade do EconoTeo: Teologia. Teologia é a ciência que estuda o transcendente ou divindade. Mas, como estamos em um contexto cristão, a nossa teologia é a teologia cristã. Já conhecemos muito bem a teologia cristã: é o estudo sobre Deus a partir da Sua Palavra, a Bíblia Sagrada. Ela tem diversas vertentes: sistemática, bíblica, histórica etc. Como há várias teologias, a que advogo e seguirei na coluna EconoTeo é a teologia cristã, ortodoxa e reformada. As boas discussões em soteriologia (calvinismo, arminianismo e molinismo) e até em escatologia (amilenismo, pós-milenismo e pré-milenismo) continuam dentro da teologia cristã. O EconoTeo não modificará a teologia cristã, apenas acrescentará um ponto a mais nas discussões dentro da teologia: a Economia.

Um último detalhe a ser mencionado é que todo ser humano tem suas posições políticas e econômicas. E isso se aplica a qualquer ser humano em qualquer área da ciência, inclusive da Economia. Então, para deixar bastante claro, a minha posição: antes de tudo, sou cristão, trinitário e reformado. A escola econômica que sou mais influenciado (veremos várias outras) é a Escola Austríaca. Também, estou muito pendente para o libertarianismo cristão, que é uma vertente da filosofia política libertarianismo, mas com os pressupostos, valores e centralidade no cristianismo.

Acho que você já me conhece de outros textos ou de outra coluna aqui do Hora de Berear: CosmoTeo – Cosmologia e Teologia no mesmo Universo. Caso você não me conheça: sou cristão há mais de 30 anos, trinitário, reformado, ortodoxo, físico, pesquisador em cosmologia quântica e agora (neste momento) graduando em Ciências Econômicas (bacharelado). Ou seja, estou colocando em prática os conhecimentos que tenho aprendido na faculdade de economia com você.

Então o que trabalharemos aqui no EconoTeo – Economia e Teologia na mesma mercadoria é diversos conceitos de economia e suas relações dentro das ciências sociais (política, antropologia, sociologia etc) e teologia cristã. Minha intenção sempre será de explicar os conceitos sem economês (expressões que só economistas entendem) da forma mais simples e coloquial possível. Aos meus professores e colegas da Economia, não se importem com as analogias “estranhas” e a linguagem simples; pretendo fazer uma divulgação científica da Economia da forma mais abrangente possível. Aos meus líderes das igrejas e teólogos, minha intenção primária é auxiliar o entendimento da teologia em conexão com a Economia da forma mais palatável.

ATENÇÃO!

Nesta coluna, tanto neste quanto nos próximos textos, não há aconselhamento, consultoria, oferta, análise de valores mobiliários e/ou recomendação de investimento, compra e/ou venda produtos e serviços financeiros. O site Hora de Berear e seus colunistas não se responsabilizam por quaisquer danos resultantes direta ou indiretamente da utilização de informações da coluna EconoTeo. A coluna EconoTeo tem por base apenas a discussão acadêmica e reflete apenas e unicamente a visão do seu colunista, Dr. Alexandre Fernandes.


Ficou em dúvida, quer perguntar algo ou fazer alguma crítica / sugestão? Deixe nos comentários abaixo e terei o prazer em te responder aqui ou em algum artigo específico.

Sugestão de leitura

  • Todas as referências bíblicas citadas aqui ou em outros textos são retiradas da Bíblia versão Almeida Corrigida e Revisada Fiel ao Texto Original (ACF) da Sociedade Bíblica Trinitariana, a não ser que seja expressamente citada outra versão. Ela pode ser encontrada via app para celular (Bíblia Fiel) ou pelo site https://www.bibliaonline.com.br/acf;
  • Sobre a temática mais inicial, um interessante livro é o do prof. Ubiratan Iorio: Des lições fundamentais de economia austríaca. Ele pode ser baixado gratuitamente no link https://d3ptueit7w3f7j.cloudfront.net/Livros/Dez+Li%C3%A7%C3%B5es+Fundamentais+da+Economia+Austr%C3%ADaca+-+Ubiratan+Iorio.pdf.
  • Há milhares de livros em economia, tanto material utilizado na Academia (faculdades e universidades) quanto para divulgação científica da área. Sempre priorizarei textos em português que podem ser facilmente encontrados nas livrarias (on-line e física) ou na internet, com o devido link e disponibilidade gratuita.
Karl Menger, um dos pais da Escola Austríaca de Economia.
Fonte: https://www.mises.org.es/2016/02/carl-menger-y-la-escuela-austriaca-de-economia/
Dr. Alexandre Fernandes

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *